Quiche de alho-francês com massa de grão-de-bico (sem farinha)

quiche-com-massa-de-grao1Ando sempre em busca maneiras de transformar pratos convencionais em opções mais saudáveis para o meu dia-a-dia.

Parto do principio de que quantos menos produtos ultraprocessados eu incluir nas minhas receitas melhor.

Foi assim que decidi retirar toda a farinha da minha massa de quiche. E fui à procura da melhor receita para o fazer .

Encontrei uma massa que leva apenas azeite e grão-de-bico e, como é do meu feitio, resolvi incrementar com sementes de chia.

Outro truque que costumo utilizar na confecção das minhas receitas é a substituição de alimentos com mais calorias vazias por outros mais nutritivos e funcionais.  Sempre que posso troco a fariha branca por farinha integral, por exemplo. Procuro não utilizar açúcar branco e outros produtos alimentícios muito refinados.

Esta quiche também tem a particularidade de não ser feita com natas, mas com queijo batido. Comparativamente ao primeiro, o queijo branco batido tem menos gordura  (o que eu uso tem 0% de matéria gorda, enquanto as natas têm entre 30% e 40%).

Claro que o sabor também se altera. Mas eu já estou habituada às trocas e até prefiro à minha maneira.

Ingredientes:

2 copos de grão-de-bico cozido e drenado;

1 colher de sopa de azeite;

1 colher de sopa de sementes de chia;

2 ovos inteiros;

250 ml de queijo batido (ou iogurte grego);

250 g de alho-francês cortado às rodelas;

100 g de folhas de espinafres;

queijo parmesão ralado (opcional);

sal e pimenta  a gosto;

farinha de madioca para untar.

Como fazer:

Tirute o grão-de-bico juntamente com o azeite e a semente de chia até formar umamassa não muito mole.

Unte uma forma de 20 cm de diâmetro com azeite e farinha de mandioca . Se quiser desenformar posteriormente, use uma forma com fundo removível.

Espalhe a massa com as mãos e leve ao forno aquecido a 190ª C, durante 15 minutos.

Entretanto prepare o recheio. Numa frigideira, refogue o alho francês com uma pouco de água para não grudar no fundo e ajudar no cozimento. Quanto estive mole, junte as folhas de espinafre e abafe por cinco minutos.

Numa tigela, junte os dois ovos e o queijo batido. Tempere com sal e pimenta preta e bata com a ajuda de um fouet até que os dois ingredientes estejam incorparados e adicione o refogado de alho-francês com espinafres. É nesta altura também que deve adicionar o queijo parmesão ralado, se fez esta opção.

Retire a massa do forno, coloque o recheio e volte para o forno por mais 20 ou 30 minutos. Espere arrefecer e sirva. Esta quiche é bastante rica em fibras e proteínas e contem zero gluten. Rende de 6 a 8 porções.

Deixe um comentário

