Scones de courgette e aveia 

Na quinta-feira passada eu fui fazer as minhas comprinhas de orgânicos no supermercado e, para a minha surpresa, encontrei um tipo de courgette amarela que eu nunca tinha visto cá no Porto.

Eu não sou muito de caçar ingredientes, talvez seja por isto. Normalmente, eles vêem ter comigo : assim, de surpresa, na banca do mercado ou através de prendas das amigas.

Claro que comprei uma para experimentar. A ideia era fazer assada e recheada no forno. Mas,  quando abri a courgette na longitudinal, vi que tinha montes de sementes e que, para tirar tudo,  eu desperdiçaria uma boa parte.

Tirei um pouco da sementes, sim. E mudei de ideias em relação à receita. Cozi a metade e guardei a  outra metade no frigorífico.
E aí, na manhã seguinte, num daqueles dias que a gente acorda inspirada eu peguei na outra metade da abobrinha e ralei decidida a fazer scones.  Nunca tinha feito scones com courgette antes, mas sempre li que este vegetal tem um papel importante quando o assunto é deixar a massa de pães e bolos mais úmida.

Isto significava, para mim, reduzir quantidade de óleo da receita original (por mera intuição).  E daí, foi colocar mãos a obra.  Ah,  continuei a mexer na receita original e retirei totalmente o açúcar. E, então, para dar sabor sós meus scones salgados,  o jeito foi colocar manjericão fresco, que combina muito bem com a courgette.  É, mesmo assim quando a gente acorda bem disposta, a receita vai acontecendo à medida que vamos acrescentado um ingrediente aqui,  tirando outro, acolá.

Eu gostei bastante do resultado, embora scone seja um nome exagerado para estes pãezinhos, uma vez que fazer scones supõe o uso manteiga aos pedaços, o que lhes confere uma textura especial e, nesta receita eu nem uso manteiga (espero que os ingleses, que  são apaixonados por estes pães acompanhados por uma chávena de chá, não se zangem).

Scones de courgette e aveia

  • Porções: 6
  • Tempo: 20mins
  • Dificuldade: fácil
  • Imprimir

Ingredientes

250 g de aveia desfeita em farinha

100 g de courgette ralada  (espremida para retirar a água )

1 colher de sopa de óleo de coco

1 pitada de sal (usei sal rosa)

1 colher de sopa de manjericão bem picadinho

1 ovo

Instruções

  • Coloque 250g  de flocos de aveia no seu processador de alimentos  (eu uso a Bimby /Thermomix ) e desfaça em farinha;
  • Depois acrescente o ovo, o óleo de coco, a courgette e o resto dos ingredientes e bata 15 segundos, na velocidade 6 ou até misturar todos os ingredientes  (se não estiver a usar a Bimby).
  • Entretanto,  aqueça o forno a 200°C.
  • Com a  ajuda de duas colheres, disponha blocosta de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal.
  • Asse por 15 minutos e sirva simples ou barrados com a sua “manteiga ” preferia.  (Eu coloquei skyr com um fiozinho de azeite).

Deixe um comentário

